Dança Oriental.PT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portal dedicado à Dança Oriental em Portugal


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Como cuidar dos sagats?

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Como cuidar dos sagats? Empty Como cuidar dos sagats? 10/3/2014, 12:43

Cat

Cat
Admin

Devido ao uso os meus sagats estão a ficar manchados. Queria limpá-los mas estou em dúvida sobre o que usar. Não os quero danificar  Neutro Li que não se devem usar daqueles produtos para limpar metais, assim como substâncias ácidas (limão/vinagre), pois são corrosivos e podem alterar o som dos sagats.
Como limpam os vossos sagats? E que cuidados costumam ter com eles?

2Como cuidar dos sagats? Empty Re: Como cuidar dos sagats? 12/3/2014, 01:07

americo.cardoso.14



Por acaso neste fim de semana abordei este tema que é muito importante nos dois workshops de sagate que decorreram no Barreiro.Em minha opinião estes instrumentos ao idiófonos de metal,devem ser limpos apenas com um pano seco retirando algumas impurezas geradas pelo o suor dos dedos.Nunca utilizar como é evidente produtos abrasivos que provoca desgaste no metal e retira a sua sonoridade perdendo os harmónicos.Existe cleaners que são utilizados para limpar os pratos de bateria como em marcas conceituadas como Avedis Zildijian e Sabian,por sorte poderá encontrar um deste produtos numa boa casa de instrumentos musicais.São produtos próprios para limpar estes instrumentos e neste caso podemos optar,mas atenção não convém abusar.A melhor forma de peservar os sagates é guarda-los numa bolsa que  protege principalmente da humidade.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos