Dança Oriental.PT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portal dedicado à Dança Oriental em Portugal


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Remunerações mínimas na Dança Oriental

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Cat

Cat
Admin

Recupero neste tópico uma discussão iniciada pela Diana Rego no grupo do Facebook Assembleia de Bailarinas/os de Dança Oriental:
(leiam a descrição do grupo e vejam o post AQUI)

Devem existir ou não valores mínimos de honorários para os profissionais de Dança Oriental?
Com que base devem ser estabelecidos os valores mínimos? Amadora/profissional, solo/grupo, tipo e duração do espectáculo?



Última edição por Cat em 6/9/2014, 02:07, editado 1 vez(es)

Diana Rosa

Diana Rosa

Curiosamente, vinha ao fórum com o intuito de publicar a mesma pergunta. Como música, tenho noção de que no mundo da música existem alguns valores recomendados para actuações, como por exemplo os que se vêem nesta tabela:

Remunerações mínimas na Dança Oriental BeFunky_376450_3353050357242_588788955_n


Sabemos que é difícil conseguir um bom pagamento nestes meios, e que os valores tabelados nem sempre se aproximam daquilo que o artista acaba por receber na realidade; mas ao menos dá para ter uma ideia do que seria justo ou não. Desta forma, sempre me perguntei se haveriam valores de referência também ao nível da dança oriental, mas também ainda não cheguei a nenhuma conclusão.  Neutro

IsaAysel

IsaAysel

Catarina, o post que provavelmente quererias partilhar é este: Assembeia de Bailarinas Preços.txt Contente
Aqui no Algarve (pelo menos nós, Akhawat Al Raks) estamos a lutar p conseguirmos actualizar os preços, e a verdade é q estamos a conseguir. Mtas discussões, vários trabalhos recusados, mas estamos a conseguir levar a coisa a bom porto!
Se todos continuarmos a remar na mesma direcção e a valorizarmos o nosso trabalho, conseguiremos lá chegar Piscadela

Diana Rosa

Diana Rosa

Ah, esse documento parece-me óptimo! Contente

Olhem e em feiras temáticas e de recriação de época (medievais e afins), onde são trabalhadas imensas horas seguidas, durante dias seguidos; o que seria um valor justo?

Cat

Cat
Admin

Boa Isa cool
Era isso mesmo que queria, mas não encontrei lá no grupo. Vou corrigir o link, obrigado! 
Parabéns às Akhawat Al Raks por andarem a meter o pessoal na linha ehehe  viva! (e aos demais grupos que lutam pelo mesmo!)
O grupo a que pertenço, Desert Roses, também já se teve de bater para conseguir trabalhos por valores justos. Nem sempre conseguimos levar a coisa avante, mas pelo menos batemos o pé e marcamos posição.

Diana, ter uma tabela dessas para a nossa área era sem dúvida muito útil! Pelo menos para haver uma noção do valor mínimo aceitável.
(Isso e um código de conduta, porque há quem se porte muito mal...)
Concordo que por vezes é complicado conseguir os trabalhos com valores justos para os artistas, e custa sempre perder um trabalho, mas também não podemos ser sempre nós a "baixar a calcinha" língua 
Quanto às feiras medievais, não tenho bem noção do que é um valor justo, pois nunca tive a experiência e não sei como é o trabalho nesse tipo de eventos. Alguém que dê uma ajudinha, please?  Piscadela

A criação de uma tabela de referência dessas obriga à existência de um sindicato, alguém sabe?

Diana Rosa

Diana Rosa

Há uns tempos vi uma colega bailarina partilhar este documento:

https://docs.google.com/document/d/1vxyWEKndC5I-U71Jn-D1jnAOTBZN6bHsvxADCwfOkhc/edit?usp=sharing

É uma tabela de remuneração de referência, para várias atividades dentro da produção de espetáculos; sempre é mais um guia para esta questão.
É pena não ser possível descarregar o documento, mas ao menos é público e pode sempre ser consultado em qualquer altura.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos